Matrícula por módulos
Início 20 de Março
Turmas de 15 alun@s para garantir a qualidade e interação da aprendizagem.
Consulte as opções de pagamento
No cotidiano escolar, são comuns as situações de estudantes que apresentam dificuldades na leitura, escrita, interpretação, raciocínio e concentração para a aquisição das aprendizagens essenciais ao seu desenvolvimento. Nestas circunstâncias, as oportunidades de sucesso na escola e na vida são restringidas, contribuindo para o fracasso tanto escolar quanto social. Sob este aspecto, o gatilho mais comum entre os docentes é de que essas dificuldades sejam associadas a negligências, descomprometimento, desinteresse, ou ainda, a necessidade de investigações diagnósticas morosas cujos retornos não subsidiam o fazer pedagógico, para além de um laudo clínico com indicativos de menor capacidade intelectual. Ocorre no entanto, que o problema real pode ser algum decorrente de algum Distúrbio de Aprendizagem.
Os Distúrbios de Aprendizagem, segundo o DSM-5, são considerados como Disturbios do Neurodesenvolvimento, os quais podem se dividir em distúrbios específicos de aprendizagem podendo ser encontrados em todas as etapas de desenvolvimento em crianças, adolescentes e adultos.
Neste curso você conhecerá uma especificidade dentre as Dificuldades de aprendizagem: as Dis(funções) Executivas, as quais não aparecem em formato de diagnóstico, mas sim como expressões de dificultadores para a aquisição de conhecimentos denominados como pré-requisitos de aprendizagem. Estas funções, podem ser estimuladas e fortalecidas de forma a potencializar @s estudantes ao seu desenvolvimento, mediante o conhecimento das funções executivas e a estimulação cognitiva. Além do papel da escola, serão orientados quanto ao papel da família frente a estes processos de forma a cada agente, desempenhar suas responsabilidades com eficiência e eficácia.
Aprenda como identificar, e estimular as funções executivas de:
• Organização.
• Planejamento.
• Inibição.
• Flexibilidade Cognitiva.
• Atenção.
• Memória.
Além disso, o curso promove subsídios de como lidar, planejar e desenvolver ações essenciais para o manejo docente com estudantes que apresentem características de TDAH– Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Raciocínio Lógico, dentre outras dificuldades de aprendizagem.
Aprenda tudo por meio de aulas presenciais de forma dinâmica e interativa, divididas em módulos, mediante exemplos e exercícios com aplicação ao cotidiano escolar. Você também receberá materiais complementares do curso para arquivar e/ou imprimir, ao término de cada módulo. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão por e-mail, sem custo adicional.
• Organização.
• Planejamento.
• Inibição.
• Flexibilidade Cognitiva.
• Atenção.
• Memória.
Além disso, o curso promove subsídios de como lidar, planejar e desenvolver ações essenciais para o manejo docente com estudantes que apresentem características de TDAH– Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Raciocínio Lógico, dentre outras dificuldades de aprendizagem.
Aprenda tudo por meio de aulas presenciais de forma dinâmica e interativa, divididas em módulos, mediante exemplos e exercícios com aplicação ao cotidiano escolar. Você também receberá materiais complementares do curso para arquivar e/ou imprimir, ao término de cada módulo. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão por e-mail, sem custo adicional.
Material de Apoio
Aulas Presenciais
Professor Especialista
Certificado
Os principais tópicos do Curso de Estimulação Cognitiva são:
MÓDULO I: Aspectos Gerais (4h)
Diferenças entre Funções Cognitivas e Funções Executivas.
O que são Funções Executivas?
Síndrome Disexecutiva.MÓDULO II: Aportes teóricos e classificação das FE (4h)
Classificação das Funções Executivas.
As Funções executivas no dia a dia.MÓDULO III: As Funções executivas e as dificuldades de aprendizagem (8h)
TDAH
Processamento da Informação
Memorização
Asperger
Disturbios psicomotoresMÓDULO IV: Estimulação das Funções Executivas – Parte 1: Protocolos de intervenção (16h)
PIAFEX
PENCE
PAR
Heróis da Mente
Provas OperatóriasMÓDULO V: Estimulação das Funções Executivas – Parte 2: Ferramentas lúdicas de estimulação (12h)
Jogos pedagógicos.
Atividades psicomotoras.
Brincadeiras individuais e de grupo.MÓDULO VI: Aspectos metodológicos dos diferentes atores sociais frente a estimulação cognitiva (4h)
Aspectos do uso de drogas no desenvolvimento cognitivo.
Ações da escola e família.