Curso de Estimulação Cognitiva – Finalizado

(40h) 100% EAD
10 módulos
Curso por Apenas
R$20,00 por módulo

Matricule-se

Venha conhecer, identificar e estimular os pré-requisitos de aprendizagem mediante estudos da Neurocognição sobre as Funções Executivas.

Matrícula por módulos

Início 20 de Março

Turmas de 15 alun@s para garantir a qualidade e interação da aprendizagem.

Consulte as opções de pagamento

No cotidiano escolar, são comuns as situações de estudantes que apresentam dificuldades na leitura, escrita, interpretação, raciocínio e concentração para a aquisição das aprendizagens essenciais ao seu desenvolvimento. Nestas circunstâncias, as oportunidades de sucesso na escola e na vida são restringidas, contribuindo para o fracasso tanto escolar quanto social. Sob este aspecto, o gatilho mais comum entre os docentes é de que essas dificuldades sejam associadas a negligências, descomprometimento, desinteresse, ou ainda, a necessidade de investigações diagnósticas morosas cujos retornos não subsidiam o fazer pedagógico, para além de um laudo clínico com indicativos de menor capacidade intelectual. Ocorre no entanto, que o problema real pode ser algum decorrente de algum Distúrbio de Aprendizagem.
 
Os Distúrbios de Aprendizagem, segundo o DSM-5, são considerados como Disturbios do Neurodesenvolvimento, os quais podem se dividir em distúrbios específicos de aprendizagem podendo ser encontrados em todas as etapas de desenvolvimento em crianças, adolescentes e adultos.
Neste curso você conhecerá uma especificidade dentre as Dificuldades de aprendizagem: as Dis(funções) Executivas, as quais não aparecem em formato de diagnóstico, mas sim como expressões de dificultadores para a aquisição de conhecimentos denominados como pré-requisitos de aprendizagem. Estas funções, podem ser estimuladas e fortalecidas de forma a potencializar @s estudantes ao seu desenvolvimento, mediante o conhecimento das funções executivas e a estimulação cognitiva. Além do papel da escola, serão orientados quanto ao papel da família frente a estes processos de forma a cada agente, desempenhar suas responsabilidades com eficiência e eficácia.
Aprenda como identificar, e estimular as funções executivas de:
• Organização.
• Planejamento.
• Inibição.
• Flexibilidade Cognitiva.
• Atenção.
• Memória.

Além disso, o curso promove subsídios de como lidar, planejar e desenvolver ações essenciais para o manejo docente com estudantes que apresentem características de TDAH– Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Raciocínio Lógico, dentre outras dificuldades de aprendizagem.
Aprenda tudo por meio de aulas presenciais de forma dinâmica e interativa, divididas em módulos, mediante exemplos e exercícios com aplicação ao cotidiano escolar. Você também receberá materiais complementares do curso para arquivar e/ou imprimir, ao término de cada módulo. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão por e-mail, sem custo adicional.
Material de Estimulação Cognitiva

Material de Apoio

Aula Presencial de Estimulação Cognitiva

Aulas Presenciais

Professor de Estimulação Cognitiva

Professor Especialista

Certificado de Estimulação Cognitiva

Certificado

Os principais tópicos do Curso de Estimulação Cognitiva são:

  • MÓDULO I: Aspectos Gerais (4h)

    Diferenças entre Funções Cognitivas e Funções Executivas.
    O que são Funções Executivas?
    Síndrome Disexecutiva.

  • MÓDULO II: Aportes teóricos e classificação das FE (4h)

    Classificação das Funções Executivas.
    As Funções executivas no dia a dia.

  • MÓDULO III: As Funções executivas e as dificuldades de aprendizagem (8h)

    TDAH
    Processamento da Informação
    Memorização
    Asperger
    Disturbios psicomotores

  • MÓDULO IV: Estimulação das Funções Executivas – Parte 1: Protocolos de intervenção (16h)

    PIAFEX
    PENCE
    PAR
    Heróis da Mente
    Provas Operatórias

  • MÓDULO V: Estimulação das Funções Executivas – Parte 2: Ferramentas lúdicas de estimulação (12h)

    Jogos pedagógicos.
    Atividades psicomotoras.
    Brincadeiras individuais e de grupo.

  • MÓDULO VI: Aspectos metodológicos dos diferentes atores sociais frente a estimulação cognitiva (4h)

    Aspectos do uso de drogas no desenvolvimento cognitivo.
    Ações da escola e família.

Contate-nos e receba mais informações sobre o início e cronograma das aulas.


 
Fazer Matricula no curso de estimulação cognitiva