TREINAMENTO E APROFUNDAMENTO EM CONSTELAÇÕES FAMILIARES
Coordenação Iolaine Lagranha

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Treinar e aprofundar os conhecimentos dos profissionais de psicologia e áreas afins, no que se refere a abordagem sistêmica fenomenológica, quanto ao desenvolvimento de “refinadas” percepções da realidade através de vivências que permitam o autoconhecimento e a adaptação metodológica das Constelações Familiares em suas mais distintas áreas de atuação.

 

3.2 Objetivos Específicos

    Estudar diversos os padrões de comportamento de grupos familiares, expressos em suas gerações.

    Identificar as repetições de comportamentos conscientes e inconscientes, ao longo das gerações.

    Promover a amplitude da visão de mundo, de forma a implicar em mudanças de comportamento e percepção.

    Contatar os profissionais/estudantes com as responsabilidades pessoais e o seu lugar no próprio sistema familiar, profissional e na vida como um todo.

    Treinar os profissionais/estudantes para a utilização da metodologia de Constelação Familiar Sistêmica, aplicando os conhecimentos adquiridos em suas distintas áreas de atuação profissional.

 

4 PÚBLICO-ALVO

O curso é ofertado para psicólogos, terapeutas e profissionais afins da área da saúde mental que visem qualificar-se profissionalmente tanto no cotidiano profissional, quanto nas suas relações interpessoais em geral. Destina-se também, àqueles que buscam o desenvolvimento de projetos que promovam e incentivem a qualidade de vida, educação para a paz e ecologia tais como  professores, pedagogos, filósofos, sociólogos, antropólogos e orientadores religiosos, além de pessoas interessadas no desenvolvimento pessoal.

 

5 METODOLOGIA

O curso proposto será conduzido em articulação teórico-prática, correlacionando o conhecimento junto ao  aspectos teóricos e vivenciais do conhecimento, tendo como premissa os quatro pilares da educação de Jacques Dellors, propostos pela UNESCO como norteadores da Educação no Século XXI: aprender a conviver, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a fazer. Respalda-se também, nos pressupostos filosóficos da Abordagem Sistêmica Fenomenológica de Bert Hellinger, nas descobertas atuais da Biologia, Neurociência, Física Quântica e Transdisciplinaridade.

Compõe-se de dez módulos à serem abordados de forma presencial em encontros estruturados em grupos de XX profissionais/estudantes, respeitando-se os protocolos de segurança e o plano de contingência local. Cada módulo será conduzido em um encontro de xx horas, nos turnos xx, diluídos em três dias consecutivos.

Além do estudo e da carga horária decorrente ao longo dos módulos, o participante deverá cumprir 40 horas de estágio supervisionado o qual se constitui em assistir, submeter-se e realizar uma Constelação Familiar.